18
nov

Gestão de tempo para médicos

Em meio a rotina agitada, entre consultas, cirurgias e compromissos, o profissional se vê constantemente em dias turbulentos, sem tempo para suas atividades pessoais ou atividades que gostaria de inserir relacionadas a profissão, mas não consegue. 

Para driblar esse problema, separamos algumas dicas e técnicas de organização que ajudam a manter um bom fluxo de trabalho aliando a qualidade de vida.

Confira algumas dicas de gestão de tempo e administre melhor a sua rotina: 

1 –  Tenha uma agenda organizada e de fácil acesso:

Mantenha uma agenda atualizada dos seus compromissos profissionais e pessoais, esse é um dos fatores fundamentais para gerir melhor seu tempo. Alie-se a tecnologia, use aplicativos e ferramentas que seu gerenciador de e-mails disponibiliza.

2 –  Defina prioridades, urgências e tarefas circunstanciais:

As tarefas urgentes deve ser realizadas com prioridade, sendo assim, no planejamento semanal, é importante encaixá-las e resolvê-las imediatamente. Por fim, é necessário estabelecer as tarefas circunstanciais, aquelas que devem ser realizadas, mas podem ser adiadas por um período.

3 – Seja sempre pontual:

É necessário ser pontual em seus horários, seja para atendimentos, cirurgias ou visitas hospitalares e nos compromissos pessoais. Assim, evitará atrasos que possam fazer com que sua rotina fique corrida ao final do dia, podendo até sobrecarregar o dia anterior.

4 – Automatize processos e não centralize tarefas: 

A tecnologia tem feito com que os profissionais se tornem cada vez mais estratégicos e menos operacionais, implantando em todos os processos possíveis você ganhará tempo. Para agilizar ainda mais, evite a centralização das tarefas em uma única pessoal, delegue funções.

5 – Tenha um hobby para chamar de seu:

Todo o profissional deve adotar um hobby, esse momento é necessário. Fica mais fácil descansar longe do consultório e das responsabilidades. Realizar atividades diferentes ajuda a relaxar e assim voltará renovado e com mais energia para o consultório médico.

Fazer mudanças às vezes é necessário, em prol da qualidade de vida. Elas podem significar equilíbrio entre sua vida profissional e privada. Ao aliar-se a tecnologia sua gestão de tempo pode não ser mais um desafio, ajudando a gerir seu tempo e tornando ele eficaz sem prejudicar suas tarefas e compromissos da vida pessoal.